Pages

terça-feira, 19 de abril de 2011

Mas eu me mordo de ciúmes...

Que atire a primeira pedra aquele que nunca teve uma crise de ciúmes, mesmo que velada. Se sua resposta for negativa, deixo aqui meus parabéns! Você tem grandes chances de ser uma pessoa extremamente equilibrada e bem resolvida. Agora se já sofreu ao menos uma vez desse mal, bem vindo ao clube!

Uma das coisas ditas a respeito do ciúme é que ele faz parte de todo relacionamento. Mas será mesmo? Será que só se ama de verdade, se sentir ciúmes? Outra coisa que se ouve é que em pequenas quantidades o ciúme pode até fazer bem, dar um tempero extra ao relacionamento.

A questão é como cada indivíduo lida com o ciúme que sente. Não dá para ficar evitando toda hora, se sente talvez seja melhor encarar o problema de vez, e tentar resolvê-lo.

São várias as formas que as pessoas podem encarar o ciúme. Uma delas é ignorar o que se está sentindo, fingir que nada aconteceu. Na primeira vez pode até dar certo, mas nas próximas vezes essa tática não é tão garantida assim. Por mais que a pessoa seja fortíssima, quase de ferro, não conseguirá se segurar por muito tempo. Uma hora ou outra pode explodir, e há grandes chances da outra pessoa não ter noção do que está acontecendo.

Outra forma de se encarar é já na primeira pontinha de ciúmes, na primeira desconfiança já ir tirar satisfação com o outro. O ponto positivo é que dessa forma não cabe espaço para dúvida, já tira a dúvida da cabeça. Porém há o risco de ter sido uma grande confusão, e deixar a outra pessoa chateada.

O grande ponto em se lidar com o ciúme é saber distinguir a ameaça real, de uma desconfiança boba. É lógico que essa distinção não é tão simples assim de ser feita, mas para não se tornar vítima (ou vilão) do ciúme, é bom fugir da irracionalidade que ele traz.

Crédito da foto: http://ciumes.net/ciumes-como-controlar.html

9 comentários:

  1. Adorei a sua abordagem sobre a temática Ciúme. Ao ler o texto, muitos se empatizaram...Bjus!

    ResponderExcluir
  2. eu tenho sério problemas, sou muito ciumento...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu texto. Realmente, lidar com o ciumes não é tarefa fácil. A melhor saída é o dosagem. Um pouquinho, sempre faz bem para o relacionamento. O excesso é o sempre prejudicial..

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto e me identifiquei também! Eu confesso que sinto ciúmes direto, mas estou ciente de que muitas vezes se trata de um ciúme infundado. Mesmo assim não tem jeito.. rs É chato, mas uma hora passa (ou não).. rs Beijos

    ResponderExcluir
  5. Hummmmmmm , mto bom seu texto .
    Sabe se o ciume é uma coisa que incomoda , vira enfermidade .
    Um pouco é bom , por vias das duvidas sempre é bom conferir.
    bjs carol

    ResponderExcluir
  6. Eu, por exemplo, sempre fico com ciúmes do Ganso. Ele é sempre decisivo nos campeonatos e eu tenho que inventar contusões para não jogar partidas importantes. É a vida.

    ResponderExcluir
  7. Sentir ciúmes acredito não ser o problema, pois só sentimos quando nós importamos com a outra pessoa. O problema é o exagero.
    Acho que quando temos desconfianças em um relacionamento devemos falar na hora para não virar uma montanha de rancor escondida pronta à desabar.

    Belo post!

    ResponderExcluir
  8. Muryllo,
    Obrigada!

    Ighor e laa.bernuccio,
    Ciúmes é sim um problema, mas com controle fica tudo certo.

    André,
    Obrigada. Exatamente, quando não dá para eliminar de vez dosar pode ser uma boa saída.

    Michelly,
    Em qualquer relacionamento é normal sentir ciúme. O desafio é saber diferenciar o ciúme sem sentido daquele que não tem fundamento.

    Carol,
    Obrigada! Às vezes é melhor mesmo conferir para que a dúvida não vire uma obsessão.

    Fábio,
    Concordo, em uma relação o diálogo é importantíssimo, especialmente quando é ligado ao ciúme.
    Obrigada!

    ResponderExcluir