Pages

terça-feira, 14 de junho de 2011

Regras (ou cuidados) para os relacionamentos

Não é novidade que manter um relacionamento estável, seja ele familiar, amistoso ou romântico, demanda alguns esforços. Às vezes esses esforços são tomados previamente, outras eles vem com o tempo e a experiência.

Mas será que com algumas regras, (ou cuidados), dá para evitar transtornos e anteceder quais seriam os esforços a serem tomados?

No blog Um ombro amigo, foi divulgada uma lista de regras que podem ser tomadas para o bom andamento dos relacionamentos:

RESPEITO:

Essencial em qualquer relação. Respeito é consequência de carinho, de cuidado, coisa de quem ama. O respeito se faz presente em coisas mínimas como em pegar um copo para a esposa, fazer um bolo para a mãe...

A falta de respeito não só demonstra falta de cuidado, como não contribui com que a outra parte da relação se sinta amada...

CONFIANÇA/LEALDADE

Logo depois do respeito temos a confiança intimamente ligada a lealdade. Não dá para diferenciá-las, se você é leal ao seu amigo ou ao seu namorado, consequentemente tem a confiança dele.

A confiança quando é quebrada, é difícil de ser recuperada...

INTIMIDADE

Intimidade é fruto da maioria dos relacionamentos. Quanto mais tempo você conhece uma pessoa, mais tempo junto, mais conhece da pessoa, mais intímo fica.

Intimidade gera liberdade. Só se brinca com uma pessoa quando se tem essa liberdade, fruto da intimidade. Mas é bom maneirar nas brincadeiras, para não invadir o espaço das pessoas, fato que caracterizaria um desfalque na primeira regra aqui citada.

DIÁLOGO

Outra base importantíssima para qualquer relacionamento. Guardar sentimentos, principalmente de mágoa, não é uma coisa tão aconselhável a ser feita. Chega uma hora que os problemas tem quer ser explicitados e discutidos. E há o risco de a outra pessoa, não ter idéia dos problemas ocorridos.

Não precisa cair naquela coisa de DR (Discussão de relação), toda semana. Mas dizer que não está bem, ou que se sentiu magoado (a) com alguma coisa, pode ajudar a manter uma relação por mais tempo, ou pelo menos evitar que ela se desgaste.

Adaptado de: http://www.umombroamigo.com/2011/06/quais-as-regras-para-um-relacionamento.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário